Havia expectativa de que os dois tratassem sobre a crise entre Brasil e Israel, apesar de ausência de confirmação oficial; o encontro foi no Palácio do Planalto


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chefe da diplomacia do governo de Joe Biden. O encontro foi no Palácio do Planalto, a sede administrativa do governo federal em Brasília (DF). Esta foi a primeira visita de Blinken ao Brasil.


Os dois trataram sobre assuntos em comum entre os dois países. Entre eles, o reforço do apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 (grupo que reúne as maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia) e a cooperação na transição para a energia limpa.


As eleições presidenciais norte-americanas, que acontecem em novembro deste ano, também foram abordadas. Joe Biden (Partido Democrata) tentará a reeleição, e seu principal adversário deve ser o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano), que tentará voltar à Casa Branca apesar de responder a acusações.


O encontro entre Lula e Blinken foi agendado antes da comparação feita pelo presidente brasileiro dos ataques de Israel na Faixa de Gaza na guerra contra o Hamas ao Holocausto, que foi a perseguição e o assassinato de judeus na Alemanha nazista por Adolf Hitler. Havia expectativa de que esse assunto fosse tratado entre os dois, apesar da ausência de confirmação oficial.


Ao chegar ao Palácio do Planalto, Blinken, que é judeu, foi questionado se trataria sobre o assunto com Lula, mas não respondeu. Ele estava acompanhado da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.


Fonte: O Tempo